Artigo: Sendo mãe em tempos difíceis – o exemplo de Noemi

Artigo: Sendo mãe em tempos difíceis – o exemplo de Noemi

29/08/2020 0 Por Cris Freitas

Para ver um resumo do artigo em vídeo, clique aqui.

Grande parte de nós, mães, estamos passando por circunstâncias totalmente inusitadas nestes tempos de pandemia. Além da ameaça da doença, que por si só já traz muitos temores, há inúmeras outras situações que podem estar se configurando dentro dos lares, e despertando sentimentos de preocupação e stress. Alguns exemplos podem ser: ter que permanece com os filhos em casa o dia todo e ainda cuidar dos afazeres de rotina; precisar sair para trabalhar e deixa os filhos sozinhos; dar conta de auxiliar os filhos nos deveres de casa; o excesso de conteúdos exigidos pela escola; não poder sair com as crianças, principalmente as pequenas, para dar um passeio e gastar as energias, etc. A soma de tantas situações adversas pode vir a tornar-se, para a mãe, uma grande fonte de aflição e ansiedade. Em momentos como este é muito bom olhar para exemplos de mães que já passaram por momentos assim, pois isso nos ajuda a permanecer firmes e seguir em frente. Há uma mãe na Bíblia que passou por uma aflição muito grande. Porém, mesmo em meio a tamanho sofrimento, ela teve atitudes que a fizeram atravessar com perseverança este tempo difícil e vê-lo, pouco a pouco caminhar para um final glorioso e feliz preparado por Deus. Seu nome é Noemi e sua história está relatada no livro de Rute no Antigo Testamento.

Noemi e sua família pertenciam ao povo de Deus, os israelitas. Junto com seu marido Elimeleque e seus dois filhos, morava em Judá, na terra de Canaã. Certa feita eles decidiram deixar sua terra, pois estavam debaixo de grande fome. Mudaram-se para Moabe, uma região habitada por um povo idólatra, originário do relacionamento incestuoso de Ló com a filha mais velha. Nesta nova terra o marido de Noemi, Elimeleque, faleceu ficando ela só, com os dois filhos. Estes, com o passar dos anos, se casaram com mulheres moabitas e depois de quase dez anos morando em Moabe, Noemi recebeu um novo golpe. Seus dois filhos também morreram ficando ela totalmente desamparada. Não é possível dimensionar a dor no coração de uma mãe diante de tamanha tragédia. Mas mesmo em meio a uma aflição assim, esta mãe teve atitudes que muito nos ensinam e nos ajudam a enfrentar e passar por momentos difíceis. Vamos a elas:

  1. Noemi soube identificar uma boa notícia e reagir positivamente frente a ela:

Quando ficou sabendo que Deus tinha sido favorável à sua própria terra e dado pão ao seu povo sua reação foi de querer voltar para lá. Ela negou-se a mergulhar em um mar de autocomiseração e, reunindo as suas forças, dispôs-se a seguir adiante. É fantástico ver que foi a partir desta simples atitude de Noemi que outras boas notícias foram se seguindo, e, como num crescente, as coisas foram melhorando cada vez mais. Que mesmo em meio a tantas notícias ruins, cada mãe saiba identificar as boas notícias em sua vida e na vida de seus filhos e se alegrar com elas. Alguma habilidade que você ou ele desenvolveu, o tempo juntos que antes não tinham, um projeto engavetado que agora pôs em prática, uma maior intimidade entre vocês, poder fazer as refeições juntos. Certamente há o que ser celebrado.

  • Noemi era uma mãe corajosa:

Mesmo completamente desamparada e sem recurso nenhum, Noemi decidiu voltar para sua terra. Não sabia como seria sua vida, onde iria morar, como iria se sustentar. Além disso, ela teria que encarar a sua situação diante de todo o seu povo que a viu sair tão bem de lá. Ela teria que recomeçar a vida. Foi preciso muita coragem. Às vezes, a aflição é capaz de nos paralisar, pelo medo do desconhecido. Porém, Deus dá a força necessária para continuar caminhando sem desistir. Assim podemos seguir adiante e cuidar de nossos filhos com coragem para enfrentar novos desafios como ajudá-los nas tarefas, reaprender conteúdos que já havíamos esquecido, virar professora, descobrir novas maneiras de passar o tempo, arriscar novas rotinas e assim por diante.

  • Noemi erai uma mãe abençoadora:

Noemi recebeu as noras, Rute e Orfa, como filhas mesmo sendo mulheres moabitas. As duas a amavam muito e não queriam deixá-la só. No momento de partir, ela pensou mais nas “filhas” do que em si mesma e insistiu que ficassem em sua terra, talvez pensando que nenhum homem em Canaã se casaria com elas. Noemi pediu a bênção de Deus sobre as noras e preocupou-se e deixá-las em uma situação que lhes fosse favorável. Mesmo estando com o coração “amargo” como ela mesma disse, foi capaz de olhar para o próximo com compaixão. Que como ela, nós mães possamos ser capazes de abençoar nossos filhos e zelar pelo seu bem estar mesmo em momentos que não estamos bem. Podemos usar os nossas palavras para gerar vida e pedir o favor de Deus sobre eles. Toda palavra tem o potencial de vida ou de morte. Então, a despeito do que você esteja passando, incentive, estimule, valorize e valide seu filho.

  • Noemi oportunizava a salvação de seus filhos:

O testemunho de fé de Noemi, desde a morte de seu marido, foi contundente na vida de Rute, a qual veio a converter-se a Deus abandonando os deuses moabitas. Rute via na sogra um testemunho poderoso da grandeza de Deus, pois mesmo sofrendo ela não deixava de crer que Ele era soberano. Podemos mostrar aos nossos filhos o quanto cremos no Senhor e o quanto Ele é grande para cuidar de nós e controlar tudo o que acontece. Podemos apresentar o Senhor a eles através de nossas atitudes. Fale de Deus a eles, de sua grandeza e de como Ele é fiel para cumprir tudo o que disse inclusive a promessa de que iria sempre sustentar Seus filhos. Apresente a fé em Jesus Cristo como aquilo que é de maior valor para as nossas vidas.

  • Noemi era uma mãe acolhedora:

 Ela se importava com Rute e com a proteção dela. Morando elas agora em Canaã, Noemi estava atenta ao que acontecia na vida da nora, perguntando onde havia trabalhado, demostrando interesse e cuidado. Mostre aos seus filhos que você se importa com eles, pergunte a eles como se sentem, o que tem feito e como você pode ajudá-los, lembrando que tempos difíceis atingem a eles também. Aproveite este tempo de isolamento para conhecer mais quem eles são, quais os seus anseios, temores e sonhos. Envolva-se na vida deles desde pequenos e conforme eles forem crescendo terão prazer em compartilhar suas vidas com você.

  • Noemi era uma mãe sábia e que orientava:

Quando soube que Rute trabalhava no campo que era de Boaz, parente de Elimeleque, Noemi se alegrou, bendizendo ao Senhor. Ela viu a possibilidade de que Rute se casasse com Boaz e a orientou exatamente como devia proceder. Ela fez planos. Podemos, mesmo em meio a momentos difíceis, buscar sabedoria para orientar nossos filhos nas coisas que precisam executar e até ensinar novas lições de vida como dividir responsabilidades e organizar a rotina. Podemos vislumbrar futuro abençoado para eles e planejar isso juntos ajudando-os nas decisões a tomar.

  • Noemi era uma mãe paciente:

Entre os israelitas era costume que um parente do falecido se apossasse de suas terras e se casasse com a viúva, o que era chamado de resgate. Noemi soube que a prioridade era de outro resgatador, e não de Boaz, pois o outro era um parente mais próximo. Ela disse a Rute para que esperassem até que Boaz resolvesse a situação. As coisas não acontecem sempre na hora e da forma que desejamos. Aproveite este momento para desenvolver a paciência em relação aos seus filhos, ajudando-os no que for necessário. Muitas mães não conseguem manter a calma para ensinar lições escolares, mas é possível escolher outra área que tenha mais facilidade de ensinar e usá-la para desenvolver a paciência. Também espere com paciência o tempo deste momento difícil passar crendo que Deus está no controle.

  • Noemi era uma mãe esperançosa:

Noemi disse a Rute que Boaz não descansaria até resolver aquela situação. Ela sabia que ele faria o possível para ser o resgatador. Olhe para as circunstâncias esperando o melhor, o bem de Deus que virá delas. Encoraje seus filhos a olharem assim também para as pessoas e circunstâncias sabendo que Deus pode transformar qualquer mal em bem. Use exemplos bíblicos ou de biografias de pessoas que passaram por momentos difíceis e perseveraram firmes.

E então vemos o desfecho glorioso da história de Noemi, que teve como palco a aflição de uma mãe e que terminou com uma grande bênção. Uma vez que o primeiro resgatador renunciou ao seu direito Boaz, mais que depressa assumiu o resgate casando-se com Rute. O casal teve um filho, Obede, o qual o povo dizia ser “filho de Noemi”, pois ele iria cuidar dela em sua velhice. Obede foi o avó do maior rei de Israel, o rei Davi. E, desta linhagem nasceu Jesus Cristo. Há um plano muito maior do que podemos imaginar em cada situação de aflição que passamos, precisamos crer, confiar e prosseguir.